Faculdade à distância

Faculdade à distância: uma história real!

Conciliar família, trabalho e cursar uma faculdade à distância. Impossível? Não para quem sabe onde quer chegar. Leia mais!

O que você faria se estivesse há 12 anos fora dos bancos escolares? E se nesse tempo, as dificuldades financeiras estivessem batendo à sua porta todos os dias?

Pois bem, a resposta da Marceliane Franchin, da cidade de Concórdia – SC, foi a seguinte: estudar!

Mesmo com dificuldades financeiras e pouco tempo para os estudos, Marceliane, que também é mãe de uma menina, encarou o desafio de frente.

Ela nos contou coisas muito bacanas sobre como conquistou o seu espaço e realizou seus sonhos. De quebra, deu conselhos para quem deseja cursar uma faculdade à distância. Não deixe de ler!

Xícara de CHA?

Não é o chá que você está pensando! O CHA que Marceliane se refere é outro, que fica dentro da gente para a vida toda. “Foi no CEMAP que tomei minha primeira xícara de CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude)”.

Ela, que estava há 12 anos fora dos bancos escolares, percebeu que precisava tomar uma atitude em relação à sua vida. Decidiu então, buscar alternativas para crescer profissionalmente e ter mais conforto e tranquilidade para as duas “meninas da casa”.

Seu primeiro diploma do ensino superior foi do curso de Administração, em 2016. Mas, pensa que ela se deu por contente? Não mesmo!

Tempo e dinheiro

Reclamar da falta de tempo e dinheiro não levaria Marceliane a conquistar o seu desejo. Por isso, ela buscou uma alternativa para conciliar a família, o trabalho e ainda estudar.

“Na época em que decidi fazer o ensino superior, foi o que coube no meu tempo e orçamento. Porém, quando decidi fazer a minha segunda graduação, optei por continuar no CEMAP por saber que estava no lugar certo”, comenta Marceliane.

Ela revela que teve apoio incondicional da instituição de ensino e também dos professores.

“Sempre tive professores excelentes e apoio dos mesmos. A própria instituição, sua equipe, que por sinal é muito eficaz, me incentivou a continuar”.

Marceliane conta, orgulhosa, que teve uma ajuda especial para dar conta dos trabalhos. Sua filha, Eduarda Laura, que hoje tem 11 anos de idade, ditava as palavras para ela digitar em seu computador. “Ela me ajudou muito, ditando para eu digitar trabalhos”.

Estudante dedicada

A dedicação de Marceliane sempre foi um diferencial importante em sua vida. Segundo ela, quem pensa que fazer uma faculdade à distância é moleza, está muito enganado.

“Quando se faz Educação à distância, pensamos que é moleza, ‘um dia na semana’, mas não é assim. Tem que estudar muito, porém, o CEMAP/UNOPAR oferece todo suporte necessário. E os tutores estão à disposição sempre que precisamos”.

Se ela tem tantas coisas para contar sobre fazer uma faculdade à distância, imagina com duas ao mesmo tempo. Sim, Marceliane se formou em Administração no ano 2016 e concluiu o curso de História em setembro de 2017. Sua dedicação permitiu começar uma segunda graduação, um ano e meio após dar início à primeira.

E ela não parou por aqui…

O que Marceliane faz hoje?

Por sua dedicação e “fome de conhecimento”, como Marceliane mesma diz, as oportunidades no mercado não demoraram a surgir.

Atualmente, ela trabalha como professora na Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon, em Concórdia, ministrando aulas no Curso Técnico em Administração. Também atua como professora de Sociologia no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep), também na cidade de Concórdia.

Como falamos, ela não parou por aqui. Sua dedicação deve render ainda mais frutos. Ela está cursando MBA e Coaching em Gestão de Pessoas. Logo, é mais uma formação. Lembrem, ela estava 12 anos fora dos bancos escolares.

Segundo a professora, entre outros motivos, a profissão escolhida “está no sangue”. “Acredito que ser docente está no sangue (ela tem várias professoras na família). Porém, meus professores Rodrigo Muller e Denise Vicente Favaretto foram meus espelhos, sempre quis ser como eles”.

Faculdade à distância: conselhos de uma vencedora

Nada tem um peso maior do que os conselhos de quem passou por uma determinada situação e sagrou-se vitoriosa. Marceliane dá os seguintes conselhos para quem quer fazer uma faculdade à distância:

“Estudar a distância exige muito comprometimento e dedicação. Você estuda a hora que tem tempo, melhor, você faz seu tempo. Mas não esqueça nunca que você é o que come, se comer conhecimento será conhecedor. Caso contrário, será apenas mais alguém com canudo”.

A professora completa, afirmando a influência do CEMAP em sua carreira.

“Foi no CEMAP que me tornei a professora que sou. Tenho orgulho de poder dizer que meus alunos se espelham em mim. Quando os mesmos têm dúvidas, me chamam a hora que for, pois sabem que tenho base e conhecimento. Quando precisam de material (livros, indicações) sabem que tenho (todos fornecidos pelo CEMAP) ”.

No final da conversa, Marceliane falou sobre a importância da decisão de estudar e dos caminhos que foram trilhados até aqui.

“O CEMAP abriu todas as portas para mim. Lembrando, abriu as portas, quem escolheu o caminho fui eu”.

 

Como Marceliane fez, que tal escolher o caminho e melhorar a sua vida? Você já viu que é possível, faça acontecer!

Cemap  |  Estudantes  |  Estudo à Distância  |  Licenciatura