O que é Engenharia Elétrica?

Engenharia elétrica é o ramo da engenharia que trabalha com os estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Suas responsabilidades envolvem a geração, transmissão, transporte e a distribuição da energia elétrica.

A atuação da engenharia elétrica também se destaca nos projetos de construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares.

O que se aprende no curso de Engenharia Elétrica?

No curso de engenharia elétrica, o aluno terá aulas voltadas para projetos elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo. Matérias como matemática, física, química, geometria, circuitos e fundamentos da engenharia acompanham boa parte da grade curricular.

A faculdade de engenharia elétrica atua na preparação do aluno para ele ter bom raciocínio lógico e capacidade para solucionar problemas em diversos segmentos do mercado.

Qual é o perfil do Engenheiro Elétrico?

Por seu perfil contemplar raciocínio lógico e curiosidade, o engenheiro elétrico é um profissional com grande capacidade de resolução de problemas.

O conhecimento de um engenheiro elétrico abre possibilidades para ele desempenhar funções em concessionárias de energia, empresas de telecomunicações, indústrias, automação, fábricas de motores e geradores, consultorias e em empresas de computação.

Por sua formação generalista, tem competência para atuar na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica.

Quais são os objetivos do curso de Engenharia Elétrica?

O Curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos teórico-práticos e de engenharia elétrica contemporânea. O engenheiro elétrico deverá estar preparado para atuar em empresas do setor elétrico, em projetos, manutenção, simulação e implantação de equipamentos e máquinas.

O engenheiro aplicará o conhecimento matemático, científico, tecnológico e instrumental em projetos e na administração de resultados em problemas da engenharia elétrica.

Destacam-se ainda: o desenvolvimento do raciocínio lógico, visão espacial, capacidade analítica e crítica, boa comunicação, liderança e colaboração.

Reconhecido pelo MEC

Criação Resolução CONSEPE nº 635/2015.