O que é Serviços Jurídicos e Notariais?

Serviços jurídicos e notariais são as atividades executadas como suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos. Suas atribuições cumprem as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis.

O técnico em serviços jurídicos também é responsável pelo gerenciamento e arquivamento de processos e documentos técnicos. Além disso, presta atendimento ao público.

O que se aprende no curso de Serviços Jurídicos?

No curso de serviços jurídicos e notariais, o aluno aprende sobre os conceitos teóricos da sua área e desenvolve a capacidade de realizar atividades práticas.

Sua preparação estará voltada para atuar de maneira direta com escritórios de advocacia, cartórios, tribunais, Ministério Público, empresas e setores de serviços contábeis, entre outras atividades ligadas ao setor jurídico.

Qual é o perfil do Técnico em Serviços Jurídicos e Notariais?

O profissional de serviços jurídicos e notariais tem na organização e responsabilidade, dois elementos essenciais para o desenvolvimento de suas atividades. Além disso, agir com ética em todas as circunstâncias é uma característica imprescindível.

A atuação deste profissional está, na maioria dos casos, ligada à organização técnico-administrativa de serviços notariais e de registro, destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos de modo eficiente e adequado. Sua discrição e compromisso com prazos são importantes fatores.

A relação de confiabilidade se estende ainda a cartórios judiciais e extrajudiciais como, varas judiciais, delegacias de polícia, juntas comerciais e outras repartições públicas dos Municípios, Estados e União.

Quais são os objetivos do curso de Serviços Jurídicos e Notariais?

O Curso de Serviços Jurídicos e Notariais tem como objetivo formar tecnólogos generalistas, críticos e reflexivos. Para isso, os acadêmicos deverão ser estimulados em todo o curso para criarem competências e habilidades norteadas por abordagens contemporâneas.

As atividades deverão ser desempenhadas com base no rigor científico e intelectual, sem esquecer-se dos princípios éticos.