O que é Segurança do Trabalho?

Segurança do trabalho é a união de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Seu objetivo é proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

No Brasil, a segurança do trabalho é definida por leis. A Legislação de Segurança do Trabalho é composta de Normas Regulamentadoras, leis complementares e também das convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

O que se aprende no curso de Segurança do Trabalho?

No curso de segurança do trabalho, o aluno desenvolve sua atuação visando a qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, por meio da promoção da saúde, da prevenção de acidentes, de doenças do trabalho e dos acidentes industriais com impacto sobre os ecossistemas.

A graduação abrange a Legislação Nacional e Internacional no que se refere aos direitos humanos e cidadania, primando pela dignidade da pessoa.

Qual é o perfil do Tecnólogo em Segurança do Trabalho?

O tecnólogo em Segurança no Trabalho planeja, implanta, gerencia e controla os sistemas de segurança laboral. Compõe equipes multidisciplinares em instituições, como membro do sistema de saúde e segurança no trabalho.

É o profissional responsável por atividades de vistoria, perícia, avaliação e emissão de pareceres sobre a qualidade dos diversos processos e condições de trabalho, bem como, pesquisa e aplicação tecnológica.

Seu perfil é fundamentado em competências éticas, legais e técnicas. Contempla ainda, o raciocínio lógico, inteligência social, capacidade de diálogo, tolerância e atuação em equipes multidisciplinares.

Quais são os objetivos do curso de Segurança do Trabalho?

O Curso de Segurança do Trabalho tem como objetivo formar profissionais capazes de compreender as tecnologias, infraestruturas e processos direcionados à prevenção, preservação e proteção dos seres vivos, dos recursos ambientais, naturais e do patrimônio.

Sua atuação deve contribuir para a construção de uma cultura de paz, de cidadania e de direitos humanos nos termos da legislação vigente, em espaços públicos e privados.