O que é Engenharia da Computação?

A engenharia da computação é a área especializada em trabalhar com projetos e construção de computadores e de sistemas que integram hardware e software. Tem por objetivo a produção de novas máquinas e de equipamentos computacionais que serão utilizados nos mais variados setores.

O foco principal da engenharia da computação é o desenvolvimento de sistemas de computação, e não somente os computadores. Basta notarmos que a maioria de nossos grandes sistemas, como aeronaves ou monitoramento de usinas, são controlados por sistemas de computação. Além disso, nossos aparelhos eletroeletrônicos, como TVS e celulares, possuem sistemas de informação.

O que se aprende no curso de Engenharia da Computação?

No curso de engenharia da computação, o aluno estuda conteúdos como Sistemas Computacionais, Eletrônica, Sistemas Digitais, Automação Industrial, Redes de Computadores, Bancos de Dados, Linguagem de Programação, entre outros.

Além disso, a faculdade realiza aulas práticas em laboratórios especializados, com suporte de profissionais preparados. O conhecimento transmitido tornará o profissional capaz de solucionar problemas relacionados às áreas da engenharia da computação.

Qual é o perfil do profissional de Engenharia da Computação?

O engenheiro da computação possui qualidades e habilidades intelectuais bastante reconhecidas nas empresas. Sua capacidade de interpretação e raciocínio lógico são fundamentais para o desenvolvimento de sistemas.

Seu perfil contempla o gosto pela leitura, habilidade para interpretar textos, símbolos e gráficos, capacidade de síntese e um raciocínio lógico apurado.

Como a computação e os sistemas são essenciais para todas as áreas, o profissional formado no curso de engenharia da computação tornou-se peça chave. Por isso, a demanda por profissionais capacitados na área vem aumentado bastante.

Quais são os objetivos do curso de Engenharia da Computação?

O Curso de Engenharia da Computação tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos teórico-práticos da engenharia da computação. O engenheiro deverá estar preparado para se tornar um dos protagonistas do desenvolvimento tecnológico e econômico do país.

O engenheiro da computação deverá aplicar seu conhecimento matemático, científico, tecnológico e instrumental em projetos e sistemas que venham a garantir o bom funcionamento de necessidades específicas nas instituições. Além disso, terá que colaborar para a melhora da qualidade de vida das pessoas através da tecnologia.

Destacam-se ainda: o desenvolvimento do raciocínio lógico, visão espacial, capacidade analítica e crítica, boa comunicação, liderança e colaboração.