O que é Economia?

Um dos assuntos mais discutidos e noticiados no mundo, a economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais.

O economista, como é chamado o profissional que se forma na faculdade de economia, tem o papel de compreender as mudanças do mercado e da economia de forma global. Essas mudanças devem ser relacionadas com a sua área de atuação.

O que se aprende no curso de Ciências Econômicas?

No Curso de Ciências Econômicas, o aluno estuda disciplinas que envolvem ciências exatas, humanas e políticas. É por meio do amplo conhecimento disponibilizado durante o curso, que ele se tornará capaz de interpretar o mercado dinâmico da economia e entender a sua evolução no país e no mundo.

O aluno do curso de economia também estuda os processos de produção, distribuição, uso e acumulação de bens materiais e riquezas de uma empresa e da sociedade.

Qual é o perfil do Economista?

O perfil do profissional de economia deve combinar conhecimentos gerais, como história e política, e capacidades técnicas específicas da sua área. Além disso, terá de ser capaz de aplicar esses conhecimentos à realidade brasileira e ao contexto da economia de forma global.

Sua atuação dá-se através de estudos de viabilidade econômico-financeira de empresas e projetos, elaboração de pareceres e de orçamentos, estudos de mercado, avaliações financeiras e patrimoniais, projetos de financiamento, análises micro e macroeconômicas.

O profissional formado na faculdade de economia, além de entender de taxas de juros, câmbio, inflação, políticas fiscal e monetária, é capaz de fazer leituras assertivas dos cenários econômicos em seus diferentes níveis.

Quais são os objetivos do curso de Ciências Econômicas?

O Curso de Ciências Econômicas tem o objetivo de formar bacharéis com sólida formação acadêmica e profissional em teorias e análise econômica, associada à sua aplicação prática.

Ao completar o curso, o economista deverá estar apto a atuar no mundo dos negócios, no governo ou no terceiro setor, compreender as rápidas mudanças da economia mundial contemporânea, assim como da economia brasileira.