
Como a arquitetura e urbanismo contribuem para o desenvolvimento ordenado das cidades
O papel do profissional de arquitetura e urbanismo vai além dos projetos de belas casas. Saiba como ele pode colaborar para o crescimento e desenvolvimento ordenado das cidades.
Quando falamos em arquitetura, em geral, a palavra nos remete a projetos de casas, design de interiores e por aí vai. Mas, os profissionais de arquitetura e urbanismo tem um papel muito mais abrangente quando o assunto são projetos urbanos.
A forma dinâmica com que as cidades se desenvolvem é resultado de sua própria história. O crescimento ordenado não depende apenas do planejamento das construções de edifícios e da abertura de ruas. Sobretudo, os arquitetos e urbanistas devem levar em consideração a qualidade de vida das pessoas e os possíveis impactos no futuro.
Continue lendo o texto e saiba mais sobre a contribuição que você, caso escolha seguir carreira em arquitetura e urbanismo, poderá oferecer ao desenvolvimento ordenado das cidades. E se já trabalha na área, vale a pena o reforço das informações.
O crescimento ordenado das cidades
Conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental e melhora da qualidade de vida das pessoas é um grande desafio da sociedade moderna. Não é surpresa encontrar cidades que crescem desordenadamente entre prédios e ruas que precisam ser abertas para a passagem de cada vez mais veículos.
Justamente por atitudes mal pensadas e impulsionadas pelo consumo desenfreado e crescimento populacional, é que muitos dos problemas urbanos surgem.
Os custos, geralmente, caem na conta do poder público. Isso porque a ocupação desordenada exige a intervenção de rede de água, escoamentos, rede de esgoto e energia elétrica. Do mesmo modo, o aumento de construções e a manutenção de ruas e vias que não estavam no planejamento, podem não ter verba para subsidiá-las.
Arquitetura e Urbanismo: Peça-chave no desenvolvimento ordenado das cidades
Como você já deve saber, definir regras somente depois de muitas casas, comércio e prédios estarem construídos, é bem mais difícil. Não importa se é o poder público ou a sociedade em geral, todos vão sofrer as consequências de um lugar mal planejado. O poder público perde tempo e dinheiro discutindo soluções e como aplicá-las. A população por sua vez, obrigada a se adequar às novas regras, também deve colocar a mão no bolso e passar por “poucas e boas”.
A arquitetura e urbanismo desenvolve técnicas e princípios que tem por objetivo promover (ou resgatar) a qualidade de vida e o relacionamento saudável entre as pessoas e suas cidades. Assim, sua colaboração para um crescimento ordenado se dá de forma a minimizar os impactos sociais, ambientais e econômicos dos lugares.
O crescimento ordenado de uma cidade precisa de pessoas que consigam antever como ela estará daqui a 10, 20 ou 50 anos. A arquitetura e urbanismo abre possibilidades de ações de planejamento eficazes relacionadas a construções, transporte e paisagismo de centros urbanos, evitando novos investimentos em curto prazo.
O profissional de arquitetura e urbanismo
O papel do profissional formado em arquitetura e urbanismo é mais importante do que imaginamos. Existem especialistas que reforçam a ideia de que, sem a presença destes profissionais, a sociedade brasileira e as suas cidades teriam muito a perder.
A participação de arquitetos e urbanistas permite que os centros urbanos, aqueles comprometidos com o desenvolvimento ordenado, cresçam de forma mais organizada. Essa ação melhora a vida das pessoas de hoje e garante uma situação positiva para as próximas gerações.
O profissional da área pode participar (e deve) do planejamento do Plano Diretor Municipal (PDM) das cidades. A esfera pública depende muito do conhecimento destes profissionais para definir da melhor forma esse plano diretor.
Conhecimento e atualização fazem a diferença
A formação do profissional de arquitetura e urbanismo compreende uma série de competências que serão adquiridas ao longo da faculdade. Sua capacidade em projetar e organizar espaços internos e externos, contemplando ainda o desenvolvimento urbano planejado, é um diferencial no mercado.
É importante que o arquiteto e urbanista mantenha-se atento às inovações do mercado e atualize-se, seja em cursos de pós-graduação ou participando de palestras, workshops e outros tipos de eventos do setor.
Se você deseja construir a sua vida profissional com foco em arquitetura e urbanismo, saiba que o seu papel será decisivo para o crescimento ordenado das cidades. E para quem já trabalha na área, especializar-se é sempre o melhor caminho para estar de bem com o mercado.
Quer saber mais sobre as opções existentes para você escolher a sua carreira ou ainda melhorar a sua profissão no dia a dia? Acompanhe outros conteúdos do nosso blog, eles vão lhe ajudar!
Cemap | Ensino Superior