curso de serviço social

Curso de Serviço Social: políticas de inclusão e bem-estar social

O Assistente Social, como é conhecido o profissional formado no curso de Serviço Social, tem papel muito importante no desenvolvimento da sociedade.Conhecedor da realidade social, é detentor de competência para prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em questões relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

Por ser um profissional que trabalha com questões sociais, o assistente social busca favorecer a criação de vínculos humanos saudáveis e provocar mudanças sociais que resultem no melhor para o bem-estar das pessoas.

Ao longo do curso de serviço social, o aluno se tornará capaz de elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social. O aprendizado se estende ainda ao planejamento, organização e administração dos benefícios e serviços sociais.

Curso de Serviço Social: competências e implantação de políticas sociais geram oportunidades

O assistente social tem sido amplamente procurado para trabalhar em equipes multiprofissionais de diferentes setores. Seja nas grandes, médias ou pequenas cidades brasileiras, há cada vez mais vagas para este profissional.

Um dos motivos para a profissão estar em alta é a terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs ou associações. A procura por assistentes sociais é, na maioria dos casos, para gerir e implantar políticas nas áreas de saúde, alimentação, de moradia, de educação, de segurança, entre outras.

A desigualdade de renda e o crescimento de políticas de inclusão e de acesso da população aos serviços básicos para o cidadão, também são fatores determinantes para o crescimento da demanda por assistentes sociais no Brasil inteiro.

As áreas de maior atuação do Assistente Social no Brasil

No Brasil, a grande maioria dos assistentes sociais, segundo o Conselho Federal de Serviço Social, trabalha no setor público, em órgãos municipais, estaduais e federais.

 

Quer saber mais sobre as opções existentes para você escolher a sua carreira? Acompanhe outros conteúdos do nosso blog que vão lhe ajudar nesta decisão tão importante!

Bacharelado