O que é Ciências Contábeis?

Ciências Contábeis é a área responsável pela gestão e administração de todas as contas de uma empresa. Seu papel envolve registro e controle de todo o capital, incluindo despesas, lucros e receitas.

O contador, como é chamado o profissional que se forma na faculdade de contabilidade, também desempenha as funções de orientador do pagamento de impostos e da divisão dos recursos, quando a empresa possui mais de um proprietário.

O que se aprende no curso de Ciências Contábeis?

No Curso de Ciências Contábeis, o aluno inicia estudando os conceitos gerais sobre matemática, economia, ciências sociais e teorias da administração. Em seguida, os temas se tornam mais práticos, o que envolve, entre outros assuntos, contabilidade tributária, custos, orçamento público, perícia, arbitragem, controladoria e administração financeira.

O curso de contabilidade ajuda o aluno a desenvolver um olhar diferenciado do mercado, ter multifuncionalidades, comprometimento e responsabilidade diante da evolução dos negócios.

Qual é o perfil do profissional de Contador?

Mais do que entender de números, o profissional de Ciências Contábeis moderno deve apresentar qualidades como raciocínio rápido e facilidade em se comunicar.

A busca por profissionais qualificados e que tenham uma visão ampla dos negócios, aumenta a representatividade do contador nas empresas. Suas habilidades vêm se tornando cada vez importantes para a lucratividade das empresas.

O bom contador precisa se atualizar com relação às leis contábeis e empresariais vigentes no Brasil. Sua função também é acompanhar as mudanças para o recolhimento de impostos, emissão de notas fiscais, entre outras exigências do governo.

Quais são os objetivos do curso de Ciências Contábeis?

O Curso de Contabilidade tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar com responsabilidade e ética diante das questões financeiras, tributárias, econômicas e contratuais de uma empresa.

Ao completar o curso, o contador deverá ter visão ampla de mercado, espírito empreendedor e interesse profundo na participação nos processos de tomada de decisão das empresas.

Reconhecido pelo MEC

Criação Resolução CONSEPE 557/06 de 25/09/06
Reconhecimento Portaria MEC/Seres nº 226/11 de 28/06/11
Adequação Resolução CONSEPE nº 175 de 23/06/09
Publicação Publicada no D.O.U. de 29/06/11
Renovação de Reconhecimento Portaria nº 698 de 18/11/2014.