curso de administração

Curso de Administração: o Administrador preparado para o mercado

O administrador é presença certeira em diversas áreas de atuação nas empresas, órgãos públicos, entidades civis, organizações e no empreendedorismo individual ou em sociedade.

Sua versatilidade e liderança desenvolvem a compreensão e capacidade de trabalhar com as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas no contexto organizacional.

Por ser um profissional dinâmico, seu papel é essencial em inúmeras situações. O conhecimento o torna capaz de trabalhar como analista, exercer chefias intermediárias, cargos de gerência, coordenação de equipes, direção superior, trabalhar em pesquisas, desenvolver planos de negócios e planejamento estratégico, assessoria, consultoria e perícias técnicas.

Ao longo do curso de administração, o aluno se tornará capaz de atuar ainda nos processos de tomada de decisão, de desenvolvimento do alto gerenciamento, de flexibilidade – para assimilar novas informações e de adaptação para lidar com as mais diversas conjunturas.

Curso de Administração: competências geram oportunidades

Segundo o Conselho Federal de Administração – CFA, o percentual de profissionais formados nos cursos superiores de administração com carteira profissional assinada é de 75,14%. Isso, sem levar em consideração os administradores que investem em seu próprio negócio e não tem a carteira assinada.

Os administradores têm grande potencial de empregabilidade porque todas as organizações – pública, privada ou do terceiro setor, necessitam de destes profissionais para atuarem em diferentes áreas: finanças, compras, marketing, produção, qualidade e tecnologia, recursos humanos, entre outras.

Especialistas afirmam que o administrador é um profissional que está sempre em alta, mesmo que todos os anos novos alunos formem-se nos cursos de administração pelo país. Pois, se considerarmos que, enquanto existir empresas – e nós sabemos que o tempo para isso é longo, haverá a necessidade de contratar administradores para conduzir os diferentes setores.

As áreas de maior atuação do Administrador no Brasil

Os administradores, segundo o CFA, ocupam em sua maioria os cargos nas áreas de administração geral, financeira, vendas e recursos humanos. Há ainda, percentuais consideráveis de profissionais nas áreas de gerência, técnica e de analistas.

 

Quer saber mais sobre as opções existentes para você escolher a sua carreira? Acompanhe outros conteúdos do nosso blog que vão lhe ajudar nesta decisão tão importante!

Bacharelado